Quem eram os metecos e os escravos?

Metecos: estrangeiros que, em geral, se dedicavam ao comércio e não possuíam direitos políticos; Escravos: inicialmente foi instituída a escravidão por dívida e, posteriormente, os escravos passaram a ser obtidos através de guerras. Não possuíam direito à participação política.
Em cache

Quais eram os direitos dos metecos?

b) (2 pontos) Os metecos tinham direitos e deveres limitados. Podem ser citados como parte de seus deveres: pagar impostos, servir no exército e obedecer às leis da cidade. Entre os direitos, destacam-se o direito de exercer atividades comerciais e o de ter propriedades.

Quem eram os escravos de Atenas?

Em Atenas, boa parte dos escravos era proveniente de regiões da Ásia Menor e Trácia. Em geral, eram obtidos por meio da realização de guerras contra diversos povos de origem estrangeira. Os traficantes realizavam a compra dos inimigos capturados e logo tratavam de oferecê-los em algum lucrativo ponto comercial.

O que eram os Georgois?

GEORGÓIS: camada dos pequenos proprietários. A situação de pobreza deste grupo é tanta que muitos se transformam em escravos por dívidas. DEMIURGOS: são os trabalhadores urbanos. THETAS: Grupo marginalizado e sem terras.

O que quer dizer a palavra metecos?

1. Nome dado em Atenas aos estrangeiros que haviam fixado residência nesta cidade. 2. [Por extensão] Estrangeiro domiciliado num país.

Como eram chamados os escravos na Grécia Antiga?

Em Homero, Hesíodo e Teógnis de Megara, o escravo era chamado de δμώς (dmôs). O termo tem um significado geral, porém se refere particularmente a prisioneiros de guerra capturados como butim, em outras palavras, propriedade.

Como os gregos chamavam os persas?

O termo médicas se refere à forma como os gregos chamavam os persas, de medos. A expansão da Pérsia ameaçou os domínios gregos, e o motivo principal da guerra foi a reação grega à invasão persa na Grécia Continental.

Como eram chamados os escravos na Grécia?

Em Homero, Hesíodo e Teógnis de Megara, o escravo era chamado de δμώς (dmôs). O termo tem um significado geral, porém se refere particularmente a prisioneiros de guerra capturados como butim, em outras palavras, propriedade.

Quem começou com a escravidão?

Escravidão. ESCRAVIDÃO, ESCRAVO NEGRO: a chamada "escravidão moderna, ou escravidão negra" começou com o tráfico africano no século XV, por iniciativa dos portugueses (em 1444, estes começam a adquirir escravos negros no Sudão), com a exploração da costa da África e a colonização das Américas.

O que quer dizer a palavra Atenas?

Atenas (nome proveniente da deusa grega Atena) é uma cidade localizada ao sul do território grego e na antiguidade desenvolveu poder na região. Seu solo não muito fértil dificultava o acesso a alimentos como o trigo e a sobrevivência de toda a população.

Quem foi Drácon e Sólon?

Drácon, Sólon e Clístenes foram os principais legisladores atenienses. Quais eram as funções dos legisladores em Atenas? Estabelecer leis: os legisladores eram responsáveis por criar e revisar as leis. Criar reformas sociais e políticas: os legisladores muitas vezes instituíram reformas sociais e políticas.

Como se dava a participação dos metecos na sociedade ateniense?

Metecos: nascidos em outras cidades e considerados estrangeiros por isso. Eram bem aceitos na sociedade ateniense, mas não tinham direito à cidadania. Eram obrigados a pagar um imposto anual para Atenas por residir nela.

Como os estrangeiros eram tratados na Grécia antiga?

Na Grécia Antiga, os indivíduos que não nasciam na cidade de Atenas eram considerados estrangeiros e taxados pejorativamente de "metecos". Esse grupo social era excluído da democracia ateniense e hostilizado pelos "filhos da pátria" (Eupátridas).

Quanto tempo durou a escravidão na Grécia Antiga?

Em Atenas, este tipo de escravidão foi extinto somente no século VI a.C., após as reformas sociais promovidas pelo legislador Sólon. A mão de obra escrava era a base da economia da Grécia Antiga.

Qual foi o povo que derrotou os persas?

Com o fim das batalhas em território europeu, os gregos venceram os persas na Batalha de Micale, reconquistando a costa da Ásia menor e os estreitos entre o mar Egeu e Negro. Mesmo impondo a derrota aos persas, diversas cidades-Estado gregas uniram-se em torno de uma liga político-militar capitaneada por Atenas.

De quem os persas eram descendentes?

Os persas eram descendentes dos indo-europeus, que primeiro começaram a povoar a região ao leste da Mesopotâmia, cerca de 6000 a.C. Acredita-se que essas levas imigratórias se estenderam até 2000 a.C., quando os povos começaram a se estabelecer melhor na região, abandonando o nomadismo.

Quem se tornava escravo na Grécia Antiga?

Prisioneiros de guerra (fossem eles gregos, ou mesmo 'bárbaros'), homens e mulheres que foram traficados de regiões periféricas, filhos que foram vendidos por seus pais por não terem condições de sustenta-los eram algumas das formas de se conseguir um escravo.

Quem foi o primeiro país a escravizar?

A escravidão foi presente nas sociedades do Egito Antigo por mais de dois milênios. Desde o Império Antigo (c. 2700–2200 a.C.), prisioneiros de guerra eram escravizados e um grande contingente da população realizava trabalho compulsório.