Quem foi a personagem Iracema?

IRACEMA – (lábios de mel) – índia da tribo dos tabajaras, filha de Araquém, velho pajé; era uma espécie de vestal (no sentido de ter a sua virgindade consagrada à divindade) por guardar o segredo de Jurema (bebida mágica utilizada nos rituais religiosos); anagrama de América.

Onde nasceu a índia Iracema?

Iracema (personagem)

Iracema
Personagem ficcional de Iracema
Origem Colonização do Ceará, século XVII (1606)
Espécie Humana
Características Lábios de mel

Como o índio é visto no livro Iracema?

Assim, em Iracema, o índio criado por José de Alencar está longe de ser aquele que vivia nas matas brasileiras e que ainda não tinha visto o homem branco, pois o pajé da tribo Tabajara, pai de Iracema, foi receptivo e hospitaleiro com estrangeiro português, Martim, que apoiava a tribo rival, potiguaras: "O estrangeiro …

Porque Moacir e o filho da dor?

Moacir: Como vimos, significa “filho da dor”. Resulta do colonizado que se sacrifica pelo colonizador. Moacir, nesse mito, é o primeiro mestiço, o primeiro nordestino, o primeiro brasileiro…
Em cache

Porque se chama Iracema?

O topônimo "Iracema" é uma alusão à personagem "Iracema", da obra literária homônima de José de Alencar.

Porque Iracema recebeu esse nome?

Sobre o bairro Praia De Iracema. A Praia de Iracema recebeu esse nome porque os moradores achavam que o bairro precisava de uma denominação culturalmente relevante e resolveram homenagear a obra do escritor José de Alencar.

Por que Iracema é uma indígena sagrada para o seu povo?

Contudo, Iracema tem um papel importante na tribo: é uma virgem consagrada a Tupã, guardadora do segredo da jurema, um licor sagrado, que levava ao êxtase os índios tabajaras.

Como o índio é retratado?

3. Como o índio é retratado na literatura brasileira? Na literatura brasileira, o índio é frequentemente retratado como um personagem mítico, associado à natureza, que simboliza a preservação da cultura e da identidade nacional.

Por que o filho de Iracema se chama Moacir?

O filho de Iracema e Martim chama-se Moacir, que é, conforme Alencar (1993, p. 77), “o nascido de meu sofrimento”. Portanto, percebe-se que o nome não é por acaso, foi dado porque “Moacir, filho do sofrimento, de moacy (dor) e ira, desinência que significa 'saído de'” (ALENCAR, 1993, p. 23).

Por que Iracema não podia se casar?

O livro trata da história de uma índia, Iracema, que se apaixona por Martim (um guerreiro estrangeiro), mas Iracema não pode se casar com ele, pois guarda um segredo, o “segredo de jurema”. O nome do livro é devido ao nome da personagem principal.

Qual foi a traição de Iracema?

O foco da obra é o romance entre Iracema e Martim, branco e civilizado. Muitos consideram uma alegoria da submissão do índio ao branco, entendida como a traição de Iracema ao violar o a tradição indígena e dar a bebida secreta do pajé à Martim.

O que acontece na história de Iracema?

Diante de um amor idealizado e proibido, Iracema resolve se relacionar com o português. Ela leva Martim a um bosque e lhe oferece uma bebida alucinógena. Ainda que guardasse o segredo de Jurema, Iracema se apaixona pelo português. Ou seja, ela é guerreira virgem e sua virgindade pertence ao Deus Tupã.

Qual o final da história de Iracema?

Martim dá sinais que sente falta da sua terra e Iracema percebe que sente saudades do seu povo. Ao final do romance, Iracema morre e Martim leva o pequeno Moacir para viver em Portugal.

Qual é o segredo de Iracema?

Diante de um amor idealizado e proibido, Iracema resolve se relacionar com o português. Ela leva Martim a um bosque e lhe oferece uma bebida alucinógena. Ainda que guardasse o segredo de Jurema, Iracema se apaixona pelo português. Ou seja, ela é guerreira virgem e sua virgindade pertence ao Deus Tupã.

Porque o índio foi escolhido como herói nacional?

O Romance Indianista marca a busca na literatura por um herói nacional. O índio foi eleito como a figura de maior representatividade, considerando que o branco era tido como o colonizador europeu, e o negro, como escravo africano. Assim, o índio foi considerado como único e legítimo representante da América.

Como o índio era visto?

O índio ainda é visto como aquele que vive na natureza, ao modelo de índio primitivo que vivia na época da chegada dos portugueses ao Brasil de forma isolada da sociedade, sendo-lhe atribuídos diversas características negativas tais como “cruel, bárbaro, canibal, animal selvagem, preguiçoso, traiçoeiro…” (GERSEM, 2006, …

Porque Iracema faleceu?

Ela recebe a visita de seu irmão Caubi, que conhece seu sobrinho. Contudo, cheia de tristeza e saudade de Martim, Iracema para de produzir leite e não consegue mais amamentar seu filho. Quando Martim retorna da guerra, conhece seu filho, que é chamado de Moacir. Logo em seguida, Iracema morre em profunda solidão.

Qual é o fim de Iracema?

No final, Iracema vive um amor proibido com Martim e foge com ele, ficando grávida e parindo o pequeno Moacir. Acaba morrendo de tristeza e saudade de Martim, já que este sempre partia para guerras. Martim: segundo protagonista do romance, é um explorador português, descrito como muito corajoso e honroso.