Quais livros ler para entender a Umbanda?

Cinco títulos para entender a história da Umbanda

  • Mitologia dos Orixás, de Reginaldo Prandi.
  • Iansã do Balé – Senhora dos Eguns, de Guilherme Dogun.
  • Das macumbas a umbanda, de José Henrique Motta de Oliveira.
  • Umbanda crença saber e prática, de Miriam Prestes (Miriam de Oxalá)

Em cache

O que um iniciante precisa saber da Umbanda?

Os pontos de umbanda são cantigas para louvar, chamar e se despedir do orixá e as linhas de entidades. Acompanhadas por instrumentos de percussão como o atabaque, é importante conhecer o ritmo de cada orixá/entidade. Este aprendizado começa na infância do iniciado. Igualmente, é preciso saber uma infinidade de canções.

Qual o primeiro passo para entrar na Umbanda?

O começo do ritual se dá com algumas defumações de incensos para o preparo do ambiente. São defumados o peji (altar umbandista), as proximidades dos médiuns e de todo o público. No espaço principal do culto umbandista se encontram alguns médiuns e o pai de santo, geralmente ao centro.

Qual o primeiro livro da Umbanda?

O Espiritismo

Considerado o primeiro livro de Umbanda, O Espiritismo, a magia e as Sete Linhas de Umbanda, de 1933, ganha uma edição revista e ampliada, com 20 artigos inéditos, publicados somente no Diário de Notícias entre os anos de 1932 e 1933.

O que todo umbandista precisa saber?

O estudo deve ser somado `a dedicação prática da lida no terreiro (a prática da caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades), evita que os consulentes vejam …

Qual o livro usado na Umbanda?

a teogonia

Teogonia é um termo usado para descrever textos ou poemas que discorram sobre a origem do mundo segundo a teoria dos Deuses. No livro a teogonia está adaptada ao universo Umbandista, usando os Orixás suas hierarquias e campos de atuação de todo o panteão divino.

O que estudar para entrar na Umbanda?

10 LIVROS QUE TODO UMBANDISTA PRECISA LER ?

  1. 1) DOUTRINA E TEOLOGIA DE UMBANDA SAGRADA: a religião dos mistérios um hino de amor a vida. …
  2. 2) Orixás na Umbanda, Alexadre Cumino, Ed. …
  3. 3) O GUARDIÃO DA MEIA NOITE – Por honra e Glória ao Criador de tudo e de todos. …
  4. 5) HISTÓRIA DA UMBANDA.

Como é incorporar pela primeira vez?

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Pode ir ao terreiro menstruada?

Porém, à mulher não é reservado todo espaço na organização religiosa, apesar de ela ser a grande mãe, dona do terreiro, mesmo assim é interditada, devido à sua fisiologia, isto é, à menstruação.

Como me aprofundar na Umbanda?

O estudo deve ser somado `a dedicação prática da lida no terreiro (a prática da caridade e do amor ao próximo: solidariedade), unindo tudo isso como um conhecimento maior que pode tirar dúvidas, retirar confusões da mente, evitar o animismo, o exibicionismo (de médiuns e/ou de entidades), evita que os consulentes vejam …

O que é cruzar os dedos na Umbanda?

Cruzar os dedos era um gesto com a mão comumente usado para implorar a Deus por proteção, bem como para desejar boa sorte.

Qual o texto sagrado do Umbanda?

A umbanda, contudo, não dispõe de um livro sagrado, muito menos de um cânon. Aliás, tentou-se formatar uma liturgia comum aos templos de umbanda ao final dos debates ocorridos durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Umbanda (1942).

Como saudar alguém da Umbanda?

Expressão corporal: é comumente saudado com movimento das mãos sob a cabeça. Você provavelmente vai ver alguém tocando a testa com a mão direita, ao mesmo tempo que a esquerda toca a nuca. Faz-se esse movimento, alternando entre mão direita/testa, mão esquerda/nuca e mão direita/ nuca, mão esquerda/ testa.

Como saber se eu sou um médium?

Sinais da Mediunidade: sintomas do despertar

  1. Sentir a energia de pessoas e ambientes;
  2. Sonhos lúcidos e sonhos premonitórios;
  3. Intuições e premonições;
  4. Sentir emoções que não são suas (é algo que surge do nada, sem uma causa aparente);
  5. Perceber facilmente quando as pessoas estão mentindo;

Como liberar a mente para incorporar?

Comece a meditar: cinco passos para incorporar a prática

  1. Sente-se em uma posição confortável. Pode ser uma cadeira, na sua cama ou em colchonete de exercícios. …
  2. Marque o tempo do seu exercício. Comece com dois minutos. …
  3. Feche os olhos e concentre-se na sua respiração. …
  4. Ao término do exercício. …
  5. Tenha disciplina.

Como a entidade escolhe o médium?

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Porque na Umbanda a pessoa tem que girar para incorporar?

Como é próprio dos rituais de possessão, na umbanda, a movimentação corporal se faz presente em termos de comunicação, pois por meio dela e da música, a entidade incorporada pelo médium se faz reconhecer (Rouget, 1980).

O que não pode fazer quando está menstruada na Umbanda?

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.